Na capital mineira, no fim da década de 50, um recém-formado médico investia seus conhecimentos em Bioquímica e Patologia Clínica em seu próprio negócio. Dr. Hermes Pardini, inaugurou, em uma pequena sala no centro de Belo Horizonte, o laboratório de análises clínicas que levava o seu nome. Nesta época, o Dr. Hermes já possuía uma residência em Bioquímica, fazia sua segunda residência, em Patologia Clínica, e dedicava-se, além do seu próprio negócio, ao laboratório da Faculdade de Medicina, que ajudou a criar.
Em 1975 foi iniciada a construção da sede na rua Aimorés, um desejo do Dr. Hermes para melhorar a estrutura do seu laboratório. A nova sede foi inaugurada em 1978, com grandes áreas para o conforto do cliente, área especial para provas funcionais, área independente para coletas pediátricas, cabines especiais para coleta de sangue, enfermagem própria para cada setor, assistência médica e espaço para lanche.
Na década de 80 era iniciado o processo de expansão, com a abertura de unidades em bairros da capital mineira e em cidades da região metropolitana. As primeiras unidades foram: Padre Eustáquio, Bernardo Monteiro e Eldorado, na cidade de Contagem. Nessa época, ainda, o Hermes Pardini começava a oferecer o serviço de apoio para pequenos laboratórios da região metropolitana de Belo Horizonte.
Em 1994, os serviços de anatomia patológica e de diagnóstico por imagem são integrados às atividades do Hermes Pardini. Três anos depois, era ampliado nacionalmente o serviço de apoio laboratorial, que hoje atende aproximadamente 6 mil laboratórios em todo o Brasil. Ainda na década de 90, em 1998, foi inaugurado o departamento de Genética Humana.
Os anos 2000 trouxeram grandes inovações para o Hermes Pardini: em 2001 foi inaugurado o serviço de vacinas. A partir de 2007, as mudanças foram mais profundas, com o início da Governança Corporativa e a mudança da marca, em 2009, em comemoração aos 50 anos de fundação da empresa.
Em 2010, o Hermes Pardini inaugurou o Núcleo Técnico Operacional (NTO), em Vespasiano (MG), que conta com um moderno processo de produção. Já em 2011, foi inaugurada a primeira unidade dedicada exclusivamente ao serviço de Diagnóstico por Imagem.
No fim desse mesmo ano, foi firmada uma parceria estratégica com o grupo Gávea Investimentos. Os dois anos seguintes, 2012 e 2013, trouxeram importantes aquisições ao Grupo: as empresas Digimagem (SP), Progenetica (RJ), Biocod (BH), Padrão (GO) e Diagnóstika (SP). Em 2014, ampliamos a abrangência na área de imagem oferecendo o serviço de Telemedicina. No mesmo ano, fundamos mais um Núcleo Técnico Operacional, em Santana (SP). Já em 2014, o Hermes Pardini diversificou e ampliou o seu mix de serviços com foco em prevenção e bem-estar, como check-up, avaliação nutricional, saúde do viajante e outros.
Fortalecendo a processo de expansão, o Grupo adquiriu de 2014 a 2019, importantes empresas com atuação de captação própria: Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (RJ), Ecoar e Laboratório Humberto Abrão (MG). Também foram estruturadas as operações de Toxicologia, com a incorporação da Toxicologia Pardini e Labfar.
No final de 2019, o Grupo consolidou a estratégia de Medicina Personalizada com a aquisição do laboratório especializado DLE. A última empresa incorporada foi o Laboratório Solução, presente em Santa Catarina, e fundamental para a atuação de apoio laboratorial.
Em 2020 o Grupo ousa mais uma vez a implantação do Guardian, modelo produtivo com tecnologia de automação para detecção de doenças infecciosas por biologia molecular. Trata-se do maior núcleo de realização testes para detecção de doenças como a Covid-19 no Brasil, preparado para realizar 20 mil testes RT-PCR por dia, com total rastreabilidade e segurança.
Graças a uma rede formada por mais de 6 mil laboratórios parceiros e 125 unidades de atendimento próprio, os 8 mil exames oferecidos pelo Grupo Pardini podem ser feitos hoje em 1.930 municípios do país.