Pioneiro no Brasil na montagem de um parque automatizado, em grandes proporções

Enterprise

O Grupo Pardini foi pioneiro no Brasil na montagem de um parque automatizado, em grandes proporções, há 9 anos. Desde 2020, saiu à frente no mercado novamente com a implantação do Enterprise, o projeto mais ousado da história da companhia.

O Enterprise é a materialização em escala do propósito da companhia: oferecer tecnologia em saúde para quem precisa e onde estiver. O projeto coloca o Grupo Pardini em um novo patamar na prestação de serviços de Medicina Diagnóstica. É o resultado de cinco anos de estudos, interações, prototipações, envolvendo profissionais de mais de 20 países, tendo o cliente como elemento central.

Do ponto de vista de negócios, o Enterprise também traz inovações significativas. O modelo estabelece um novo relacionamento comercial com fornecedores, substituindo a aquisição direta de reagentes pelo pagamento por teste reportado, além de bônus de performance; muda o controle de estoque de matéria-prima, por meio do sistema Just in Time; reduz o volume de resíduos sólidos e amostras biológicas e o volume de água utilizada na produção.

Enterprise na prática

Enterprise é um Modelo Integrado de Inteligência em Medicina Diagnóstica, criado pelo Grupo Pardini, que revoluciona a forma como se processam exames de análises clínicas no mundo. De maneira integrada ele, ao mesmo tempo, organiza e dinamiza toda a operação, cria incontáveis possibilidades de evolução e inovação para o negócio e revoluciona a experiência do cliente.

Por trás desse nome está o que há de mais moderno em equipamentos de diagnóstico no mundo. Montados e operados de maneira exclusiva e pioneira, esses equipamentos, associados à experiência e capacidade técnica da equipe, garantem maior eficiência a todo o processo produtivo. Tudo isso aliado a uma robusta malha logística que chega, diariamente, a mais de 2 mil municípios brasileiros, além de canais de experiência do cliente.

Mas engana-se quem pensa que o Enterprise é apenas equipamentos. A partir dele estão sendo implementados mais de uma dezena de projetos que buscam uma melhor experiência para o cliente (pacientes, médicos prescritores, laboratórios e operadoras). De maneira 100% digital, em qualquer lugar do Brasil, é possível rastrear todas as amostras, solicitar novos testes e interagir com assessores científicos.

Próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está o núcleo central do projeto - o maior polo especializado de produção laboratorial do mundo, em capacidade instalada. A ele estão conectados mais seis núcleos avançados, em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Itajaí (SC), Belo Horizonte (MG). Juntos, eles têm capacidade de realizar até 160 milhões de testes, por ano, com monitoramento, em tempo real, por uma sala de comando.

Vídeo 1 - Projeto Enterprise parte 1
Vídeo 2 - Projeto Enterprise parte 2
Vídeo 3 - Projeto Enterprise parte 3

Sua implantação também impressiona pela ousadia e planejamento. Durante dois anos, em um mesmo espaço físico, uma nova planta produtiva foi instalada, mantendo a operação de rotina em pleno funcionamento, com qualidade e precisão nas análises – e com recordes de produção.